Pier promove reunião com o Secretario de Saúde de Curitiba

Ter projeto é importante, mas ele só tem valor quando sai do papel. Pensando assim, o vereador Pier promoveu uma reunião com o Secretario de Saúde, João Carlos Baracho, para ter conhecimento do planejamento da pasta, principalmente no que diz respeito a aplicação de instrumentos de triagem do autismo, nas Unidades de Saúde de Curitiba.
Segundo o Secretário, a aplicação dos instrumentos esta garantida e o inicio padronizado acontecerá em até 60 dias.

Pier promove reunião com Prefeito de São José dos Pinhais

A luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência não pode ser bandeira de uma só pessoa e a nossa ideia é que a política abrace cada vez mais esta causa, por todo Paraná. Pensando assim, o vereador Pier convidou o Prefeito de São José dos Pinhais, Antônio Benedito Fenelon (Toninho), e o vereador Silvio Santo para uma reunião com a Coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Denise Moraes. Pier apresentou os principais projetos do tema na nossa cidade, que garantem o acesso e a igualdade de oportunidade para todos, para que avaliem a viabilidade de levarem as ideias para este nosso município vizinho.

Pier apresenta novo projeto de lei

 Família azul, estamos buscando um novo passo.
Se em 2012 celebramos a lei federal que passou a considerar o transtorno do autismo como deficiência, agora queremos garantir seu atendimento preferencial como tal, inclusive com a devida inclusão do símbolo do transtorno na sinalização de todos os estabelecimentos da nossa cidade. Decidimos lutar por isso, porque sabemos da agitação causada pelo aglomeração, pela sensibilidade extrema ao barulho e demais estímulos sentidos por quem convive com o autismo. Nosso projeto segue agora para análise nas comissões internas da Câmara Municipal, até a votação em plenário. Vamos em frente. #paranáVAMOSincluir

 

Projetos de Pier avançam para outras cidades

Mergulhar numa causa como o autismo é desafiador e fantástico, porque transforma a vida das pessoas. Quando vejo que nosso trabalho desperta a atenção de outras cidades e somos procurados por outros vereadores, percebo que estamos no caminho certo. Nossa equipe azul segue crescendo e nosso projeto da Semana Municipal da Conscientização do #Autismo avança para mais duas cidades do Paraná. Parabenizo os vereadores Renan Ceschin, de Pinhais, e Silvio Santo, de São José dos Pinhais por abraçarem a nossa causa e garantirem assim que eventos de capacitação sobre o transtorno estejam inseridos, de forma fixa, no calendário oficial de seus municípios. Juntos seremos sempre mais fortes! #paranaVAMOSincluir

Pier caminha em ato pelo autismo

dia mundial conscientização autismo

No dia mundial da conscientização do autismo, o vereador Pier caminhou  no Parque Barigui para dar voz à nossa causa, ao lado da União de Pais Pelo Autismo – Uppa, da AAMPARA AutismoAnjo Azul e tantos outros. O vereador registrou todo o empenho da Prefeitura de Curitiba, através da Denise Moraes, que com toda sua sensibilidade, contribuiu para que esses eventos pudessem acontecer.

Pier divulga calendário da semana do autismo

17362577_1579595608735934_1805729981499238802_n

O vereador Pier comemorou no dia 2 de abril, um ano da aprovação da nossa lei, que institui no calendário oficial de #Curitiba a semana pela conscientização do Transtorno do #Autismo. Mais importante do que ter a data é consequência fantástica dela: um calendário recheado com eventos que promovem a capacitação, disseminam a informação e buscam acabar com preconceito. Pier registrou o profundo agradecimento a todo empenho da Denise Moraes, que coordena a área da pessoa com deficiência na nossa cidade e também à equipe de inclusão, da Secretaria da Educação por ajudar a construir essa agenda tão rica de conhecimento, com o apoio incansável da União de Pais Pelo Autismo – Uppa, principalmente por envolverem os tutores neste processo. O vereador pediu a todos que nos ajudem a divulgar, para que as famílias e profissionais que convivem com o transtorno do autismo possam se programar e acompanhar todo este conteúdo. Juntos seremos sempre mais fortes!

Em tempo, registrou que todas estas conquistas estão acontecendo, porque Curitiba conta com um grupo muito sério e aguerrido, que luta comigo pela causa. Obrigado Nilton SalvadorLedi BacellarAAMPARA AutismoFatima MinettoDaya AlmeidaFernanda Sens e tantos outros, que nos ajudam com caminhos e contribuem com ideias.

31/3 – Capacitação para todos 460 profissionais de apoio – Centro de Capacitação da SME

01/04 – I Seminário UPPA/SME Autismo e Inclusão.
8h30m – Salão de Atos – Parque Barigui

02/04 – Evento oficial a partir das 10h no Parque Barigui, com brinquedos infláveis – caminhada as 14h.

03/04 – Evento na Assembleia Legislativa

05/04 – Evento sobre TEA, na PUC, às 19h, para acadêmicos de medicina.

06/04 – Câmara de Inclusão no mundo do trabalho – 14h Auditório do Ministério Público do Trabalho – palestra Inclusão da PcD no Mercado de Trabalho – alusivo à semana de conscientização do autismo.

Pier é eleito presidente da Comissão de Acesssibilidade

31952831393_2d2b022e1b_bAssumi hoje a presidência da Comissão de Acessibilidade e aceito mais este grande desafio ciente da grande responsabilidade. Todos sabem que a luta pela inclusão é a minha principal bandeira e, inclusive por isso, solicitei a alteração de seu nome para “Comissão de Acessibilidade e dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, para que seu debate seja mais amplo e cada vez mais eficiente.
(Pier Petruzziello)

Projeto de Lei do Pier é aprovado e Curitiba terá teste de triagem do Autismo garantido para todas as crianças

autismo

Nosso projeto de lei, que altera o código de saúde de Curitiba e garante a aplicação de testes de triagem do #AUTISMO em todas as crianças que passarem pelas Unidades de Saúde da cidade foi aprovado na Câmara Municipal de Curitiba.

É histórico porque colocamos de vez esta deficiência na política pública da cidade e é fantástico porque quando conseguimos intervir precocemente numa criança com autismo, estamos aumentando em 80% as chances dela desenvolver habilidades sociais. É autonomia para ela e para toda a sua família.

Prefeito Gustavo Fruet sanciona projeto do Pier que busca capacitação do Professor em libras

13507091_1305418939486937_2116618612399963115_n

Agora é oficial!
Projeto de lei do Pier, que busca a capacitação de todos os professores e diretores da rede municipal de educação em ‪#‎libras‬, que já havia sido aprovado em plenário, foi sancionado pelo Prefeito Gustavo Fruet. Curitiba da um passo gigante pela inclusão, porque abre ainda mais as escolas para as crianças surdas. A conquista de acesso a educação é a garantia de um futuro com muito mais oportunidade. Podemos comemorar!

Pier apresenta Projeto de Lei que busca o diagnóstico precoce do Autismo

slider41986Pier_B74A2888

Projeto de Lei do Pier acrescenta o 27º item no artigo 78 do Código de Saúde, que estabelece quais devem ser as ações de saúde da criança no âmbito de Curitiba. A ideia do vereador é garantir da aplicação de instrumentos de triagem de desenvolvimento infantil, IRDI aplicável em crianças de 0 a 18 meses, M-Chat aplicável em crianças a partir de 18 a 36 meses, bem como outros instrumentos que venham a surgir, possibilitando assim, o rastreio do Transtorno do Espectro do Autismo nos primeiros anos de vida das crianças.

É consenso entre os especialistas que o desenvolvimento neuro psicomotor das crianças deve ser acompanhado clinicamente durante as consultas de puericultura,  associado a testes de triagem do desenvolvimento e a testes de triagem específicos para o TEA”, afirma o vereador.

Petruzziello destaca que o M-CHAT é um teste clínico, que não envolveria laboratórios ou geraria gastos à Prefeitura de Curitiba. “São 14 perguntas que podem ser respondidas simplesmente com ‘sim’ ou ‘não’”, explica o vereador. O projeto também cria um banco de dados do Executivo, respeitado o sigilo das crianças e suas famílias. A ideia é que essas estatísticas mensurem a evolução e possibilitem o georreferenciamento dos casos.

Projeto de Lei Aprovado – Autismo

AUTISMO

Confesso estar emocionado. Acabamos de aprovar, em primeiro turno, o projeto de lei que institui a Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista no calendário oficial de Curitiba. Acreditem: isso representa um primeiro passo grandioso, porque vai promover o conhecimento e a orientação para profissionais e para as famílias, que muitas vezes não sabem como agir quando recebem o diagnóstico. É fantástico porque nossa cidade começa a construir uma política pública social, relevante e o principal: humana no que tange a síndrome. Agradeço imensamente todo grupo de pais e especialistas que caminham conosco. Prometo não parar por aqui. Vamos em frente. ‪#‎curitibavamoscuidar‬‪#‎inclusão‬‪#‎respeito‬

Curitiba 323 anos

1.jpg

Uma cidade humana é aquela que transforma a vida das pessoas, com ações efetivas, mesmo que elas não tenham visibilidade. Acreditem: estamos construindo e participando ativamente de uma série de ações com relevante impacto social.
O trabalho de um monte de gente que, assim como eu, é apaixonada por Curitiba resultou no lançamento hoje do Plano Municipal de Acessibilidade e Inclusão para a Pessoa com Deficiência. Presidida pela minha amiga Francielle Lucena, a Câmara Tecnica, vinculada à Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ouviu 23 órgãos municipais, debateu e buscou o ideal para oferecer igualdade de meios e oportunidades para todos que vivem aqui.
Para que tenham ideia, uma outra conquista celebrada hoje é o Cartão Respeito, que amplia em até 50% o tempo de sinal aberto para travessia em 31 semáforos da cidade, sem qualquer restrição de renda, o que significa que todas as pessoa com dificuldade de locomoção poderão ser beneficiadas.
Sou feliz por estar participando deste processo. Este é o maior presente que podemos oferecer aos 323 anos da nossa Curitiba.
‪#‎curitibavamoscuidar‬ ‪#‎curitiba323anos‬

Com emenda de Pier, Prefeitura promove evento comemorativo ao

Dia Internacional da Síndrome de Down

curitiba mais inclusiva reviver down

Tivemos uma manhã fantástica neste último sabado.
A SEDPcD – Secretaria Especial Dos Direitos Da Pessoa Com Deficiencia promoveu em parceria com a Associação Reviver Down através da nossa emenda, uma uma maratona de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Com o tema “Minhas oportunidades, minhas escolhas: exercendo direitos plenos e igualitários e o papel da família”, a programação contou com palestras sobre a inclusão na educação e a saúde da pessoa com Síndrome de Down, além da ja tradicional caminhada pelo Parque Barigui.
Ficamos absolutamente felizes por poder contribuir para que Curitiba seja cada vez mais justa, igual e inclusiva.

Projeto do Pier é aprovado na Comissão de Legislação

reuniao autismo

A inclusão, no calendário oficial de Curitiba, da “Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista” foi acatada por Legislação (005.00228.2015). Segundo o vereador, a ideia é concentrar, anualmente durante a semana do dia 02 de abril, uma série de ações, debates e eventos, que promovam a inclusão, a saúde e o conhecimento sobre a questão em nossa cidade. O projeto segue agora para as Comissões de Saúde, Educação e vai para votação do plenário na sequência.

Pier prioriza a pessoa com deficiencia em suas emendas

Pier_-_CC_B74A2939 (2)

Campanhas de conscientização, ônibus acessíveis e brinquedos inclusivos são alguns dos projetos para os quais o vereador Pier Petruzziello (PTB) destinou emendas em 2016. “Eu tenho deficiência e conheço esta realidade nua e crua. É uma área que avançou muito em Curitiba e também no Brasil, com a nova lei de acessibilidade [Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência 13.146/2015]. Mostrar isso para as pessoas é fundamental, é um avanço de conceito entre os cidadãos”.

As campanhas serão de educação a toda população para promover a inclusão. Para isso, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência receberá R$ 100 mil (308.00170.2015). Outros R$ 80 mil serão destinados à aquisição de materiais de uso permanente para o projeto Ônibus Acesso, que foi criado para conduzir as pessoas sem autonomia ou independência funcional, relacionado aos aspectos motor, intelectual ou emocional e que não conseguem utilizar os demais meios de transporte coletivos (308.00173.2015)

Os brinquedos inclusivos também são foco de atenção do parlamentar, que destinou R$ 75 mil para contratação de serviços de terceiros para a implantação dos equipamentos (308.00174.2015) e mais 45 mil para a compra de material para sua efetiva implantação (308.00175.2015). Já existe um protótipo dos parquinhos instalado no Passeio Público desde setembro do ano passado, com três brinquedos no mesmo espaço dos demais, para que todas as crianças brinquem juntas.

O Ambulatório Enccantar, especializado em atender crianças e adolescentes com autismo e vítimas de violência ou abuso, receberá R$ 20 mil. Serão R$ 10 mil para compra de materiais de consumo (308.00171.2015) e R$ 10 mil para materiais permanentes (308.00172.2015).

Outra emenda que pode auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência é a que prevê uma revitalização de 120 metros de calçada da rua David Tows, entre a rua Arnaldo Gusi e o Ribeirão dos Padilhas, no Bairro Xaxim, de acordo com um projeto idealizado pela Regional do Boqueirão (308.00177.2015).

Projeto do Pier cria Semana de Conscientização sobre o Autismo

plenario7

Está em tramitação o projeto de lei do vereador Pier Petruzziello (PTB) que cria a Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista, a ser comemorada anualmente na semana no dia 2 de abril (005.00228.2015).

O texto explica que a data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo a qual mais de 70 milhões de pessoas no mundo têm autismo. Segundo a proposição, o objetivo da semana de conscientização é promover o debate e a reflexão em torno das dificuldades e do preconceito enfrentados pelas pessoas afetadas pelo autismo, por meio de eventos, palestras e seminários.

“No Brasil, é preciso alertar, sobretudo as autoridades e governantes, para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área. Somente o diagnóstico precoce, e consequentemente uma intervenção prematura, podem oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo, para termos ideia da dimensão dessa realidade no Brasil”, justifica Petruzziello na matéria.

Ensino de Libras na rede municipal recebe substitutivo geral

Um substitutivo geral ao projeto que prevê o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais), na rede municipal, foi apresentado na Câmara Municipal, pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação (031.00052.2015). A matéria, de autoria do vereador Pier Petruzziello (PTB), estabelece a inclusão do tema nas estratégias de formação e capacitação dos diretores, professores e educadores da rede pública do município (005.00150.2015).

O substitutivo foi apresentado por conta do parecer recebido da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, que sugeriu que o texto estabelecesse apenas a inserção da matéria na grade curricular da capacitação profissional dos educadores, retirando a especificação de carga horária obrigatória. A regulamentação sobre o tema ficaria então a cargo da administração municipal.

Projeto de lei
Segundo Pier Petruzziello, a ideia é que Curitiba seja referência na inclusão de alunos com deficiência auditiva. “Assegurar a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e jovens que apresentam necessidades educacionais especiais”, justifica.

O vereador avalia que a falta de um apoio pedagógico pode afastar o jovem com deficiência auditiva da sala de aula. “Durante muitos anos, o sujeito surdo teve o processo educacional negado, sob a alegação de que não possuía o domínio da oralidade e que não era suficientemente inteligente para adquirir qualquer conhecimento. Mais do que uma política de reparação, a aquisição da Língua Brasileira de Sinais pelo professor assegura ao surdo uma educação de qualidade, pautada no respeito e valorização de sua identidade.”

O autor argumenta que o projeto não traz impacto financeiro à prefeitura, porque o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) já oferece cursos de Libras a servidores públicos. “Ou seja, estaríamos aproveitando a estrutura existente e canalizando o público de interesse. Vale ressaltar que a preparação já ocorre em algumas cidades do Brasil, como Londrina, Contagem, Fortaleza, Maceió, Vitória Cuiabá e Piauí”, completa o autor.

Pier apresenta projeto para diagnóstico precoce do autismo

O projeto de lei determina a adoção de um questionário – M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toodlers) – como instrumento para o diagnóstico precoce do autismo. Ele seria aplicado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas unidades de saúde pública da cidade, para crianças entre seis meses e três anos de idade.

A proposta determina a capacitação dos professores de educação infantil e dos agentes públicos de saúde para a aplicação do teste e a detecção dos sinais de risco do autismo. “Segundo especialistas, a detecção do transtorno nos anos iniciais, com acompanhamento adequado, traz ganhos consideráveis para o desenvolvimento da criança”, alerta o autor.

Petruzziello destaca que o M-CHAT é um teste clínico, que não envolveria laboratórios ou geraria gastos à Prefeitura de Curitiba. “São 14 perguntas que podem ser respondidas simplesmente com ‘sim’ ou ‘não’”, explica o vereador. O projeto também cria um banco de dados do Executivo, respeitado o sigilo das crianças e suas famílias. A ideia é que essas estatísticas mensurem a evolução e possibilitem o georreferenciamento dos casos.

Conferência Municipal dos direitos da pessoa com deficiência

conferencia municipal

“É necessária muita coragem para encarar o desafio e seguir em frente pela causa que a gente acredita. A inclusão e a igualdade de direitos e oportunidades não podem ficar apenas no discurso. Contar com o apoio da administração pública é fundamental. Vamos juntos, contem comigo.”
{Pier Petruzziello}

Nosso vereador participou da abertura da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, junto com o prefeito Gustavo Fruet, secretaria Mirella Prosdocimo e outros profissionais referencia na área. As propostas feitas durante o evento serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência.

O evento acontecerá até esta sexta, dia 16/10, no bloco bege da universidade Positivo.

Curitiba ganhou o primeiro playground adaptado para crianças com deficiência!

parque

Nosso vereador acompanhou de perto e fez questão de registrar que este é um momento histórico, onde a cidade da um passo importante pela inclusão.

“Criar espaço exclusivo é segregar! Curitiba quebra um paradigma histórico ao oferecer um parque adaptado, onde as crianças podem brincar em um espaço unico, tendo deficiência ou não. Isso é garantir igualdade de oportunidade, isso é inclusão”. {Pier}

 “Calçada é questão de segurança. Principalmente para a pessoa com deficiência.”

IMG_3239

Pier, que comparece sempre que chamado, esteve visitando moradores do bairro Ganchinho. A região ja recebeu asfalto, mas segue sem calçada, o que compromete bastante a segurança de todos, além de impossibilitar a mobilidade da pessoa com deficiência.

“Não posso prometer conseguir, porque não depende de mim, mas certamente entrarei junto com os moradores nesta luta.”

“A educação inclusiva aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva.”
{Pier}

Fer_-_PCD_-_Pier_-_CC_B74A2373

Projeto de lei apresentado pelo Pier, que propõe a capacitação dos professores da rede municipal em libras foi APROVADO na comissão de legislação!

Para Pier, ao preparar os professores para receberem os jovens com deficiência, estamos oferecendo meios iguais e este é o verdadeiro acesso.

‪#‎curitibavamoscuidar‬ ‪#‎inclusão‬ ‪#‎acesso‬

Parapan

parapan

O Parapan mostrou ao mundo a força dos nossos atletas. Foram 257 medalhas, que garantiram a 1• colocação para o nosso país.
Esses brasileiros promoveram um espetáculo sem precedentes e mostraram que a deficiência não impede qualquer conquista. Pelo contrário, quando há vontade, a adaptação acontece e a superação mostra ao mundo que vale a pena. Registro aqui o meu orgulho e fico com a certeza de que servirão de inspiração para todos. Nos encontraremos no Rio 2016. ‪#‎inclusão‬ ‪#‎acesso‬ ‪#‎brasil‬

Inclusão:

home_inclusao_deficientes_no_trabalho

Empresas de Curitiba estão sendo convidadas a responder, até o dia 30 setembro, a Pesquisa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. Participe!

http://app.fiepr.org.br/pesquisa/index.php/772721/lang-pt-BR

Projeto de Lei – Capacitação de Professores Municipais em Libras

libras

O novo projeto de lei prevê que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dedique pelo menos 20 horas anuais à capacitação na área. Segundo o vereador, a ideia é que Curitiba seja referência na inclusão de alunos com deficiência auditiva. “Assegurar a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e jovens que apresentam necessidades educacionais especiais”, justifica.

Pier Petruzziello avalia que a falta de um apoio pedagógico pode afastar o jovem com deficiência auditiva da sala de aula. “Durante muitos anos, o sujeito surdo teve o processo educacional negado, sob a alegação de que não possuía o domínio da oralidade e que não era suficientemente inteligente para adquirir qualquer conhecimento. Mais do que uma política de reparação, a aquisição da Língua Brasileira de Sinais pelo professor assegura ao surdo uma educação de qualidade, pautada no respeito e valorização de sua identidade.”

O vereador Pier argumenta que o projeto não traz impacto financeiro à prefeitura, porque o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) já oferece cursos de Libras a servidores públicos. “Ou seja, estaríamos aproveitando a estrutura existente e canalizando o público de interesse. Vale ressaltar que a preparação já ocorre em algumas cidades do Brasil, como Londrina, Contagem, Fortaleza, Maceió, Vitória Cuiabá e Piauí”, completa o autor.

Curitiba terá Semana da Pessoa Cega ou com Baixa Visão

plenario 4

O plenário da Câmara de Curitiba foi unânime na aprovação em segundo turno, nesta segunda-feira (27), do projeto que institui no calendário oficial de eventos a Semana Municipal da Pessoa Cega ou com Baixa Visão. A comemoração será anual, na semana do 13 de dezembro. O autor, Pier Petruzziello (PTB), justifica que a data pretende promover o debate e a reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pela pessoa com deficiência visual (005.00218.2014).

Segundo o vereador, o 13 de dezembro foi escolhido porque é o Dia Nacional do Cego. A semana municipal deverá ter eventos, palestras e seminários. Para a data virar lei e ser comemorada já neste ano, a proposição depende da sanção (pelo prefeito) ou promulgação (pelo presidente do Legislativo). “Das pessoas com deficiência visual, 80% não são cegas, e sim têm baixa visão e utilizam ou não bengalas”, diz Petruzziello.

Ele destaca que “existem inúmeras condições, dificuldades e no meio disso tudo muita atitude discriminatória”. “A semana será importante para que a população conheça um pouco mais sobre essa realidade, para combeter o preconceito. Que a sociedade, junto aos órgãos públicos, possa contribuir com a verdadeira inclusão, que é a busca do respeito por todos que formam a diversidade humana”, completa o autor.

“Empenho é o mínimo. Acesso é essencial. Quem ganha com isso é Curitiba.”
(Pier Petruzziello)

caso rosangela 2

Vocês lembram da Rosangela? Após anos reinvindicando respeito e acesso, a moradora do bairro Jardim das Américas procurou o Pier para que o vereador pudesse conhecer a dificuldade que ela enfrenta para entrar e sair de casa, pelo fato da sua rua não ser asfaltada. Como é cadeirante, a locomoção que já seria difícil neste trecho, ficava ainda mais agravada.

Pois bem… em menos de um mês, com muita alegria trazemos para vocês a notícia de que a calçada vai sair! O vereador Pier contou com o empenho irrestrito da equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência de Curitiba, que visitou e se sensibilizou com o caso. Recebemos a garantia de que a obra sera realizada até dia 30 de abril.

#curitibavamoscuidar #inclusão #acesso #fazerdiferente

Dia 21 de março. Dia Internacional da Síndrome de Down.

“O respeito não pode contar cromossomos.”  (Pier Petruzziello)

down

Curitiba empossou o novo o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

comissao

Agora vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Conselho passa a deliberar inclusive sobre a aplicação dos recursos do Fundo Municipal na área.
Para o vereador Pier, isso representa a participação mais efetiva do colegiado no desenvolvimento de políticas públicas de inclusão, que buscam a igualdade de direitos e meios para todos.

“Não posso prometer o que não depende de mim, mas prometo tentar buscar uma solução junto com a Senhora.” (Pier)

caso rosangela
O Pier recebeu uma mensagem da Rosângela, moradora do Jardim das Américas, que falava da dificuldade que enfrenta para entrar e sair de casa, pelo fato da sua rua não ser asfaltada. Como é cadeirante, a locomoção que já seria difícil neste trecho, fica ainda mais agravada.

Com o apoio sempre inquestionável da equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência de Curitiba, o vereador foi até a casa da Rosangela para que pudessem juntos averiguar as possíveis soluções.

Não será fácil, mas ficou combinado que buscaremos diálogo com a Secretaria de Obras, com o Ippuc e também com o pessoal da Ecovia, que detém a concessão daquele trecho.

#fazerdiferente #curitibavamoscuidar #acesso #respeito

Emendas de Pier Petruzziello priorizam pessoas com deficiência

emendas

Na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015, Pier Petruzziello (PTB) destinou R$ 420 mil em emendas para a aplicação de políticas públicas para pessoas com deficiência. O montante está alocado no orçamento da Secretaria de Governo Municipal e na pasta do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), em nove indicações individuais.

A emenda 302.00140.2014 direcionou R$ 200 mil para ações voltadas ao público, além do Dia da Cidadania Especial (Dices), promovido pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sedpcd). “Durante o evento, as PcDs podem tirar carteira de trabalho, têm atendimento jurídico, recebem orientações na área da saúde e participam de atividades culturais”, explica.

Academias híbridas

O vereador alocou R$ 260 mil na pasta do Esporte. Do valor, R$ 40 mil serão usados na manutenção da estrutura funcional da secretaria (302.00137.2014) e R$ 220 mil  na implantação e manutenção de quatro academias ao ar livre híbridas – que possuem equipamentos adaptados para pessoas com deficiência.

Duas serão construídas no Novo Mundo: no projeto Cohab de Revitalização Bolsão Formosa (302.00130.2014 e 302.00133.2014); e entre as ruas Pedro Zagonel e Magdalena Taborda Ribas (302.00136.2014 e 302.00138.2014). A terceira será no Ganchinho, no encontro das ruas José Bonato e Delegado Osias Algauer (302.00144.2014 e 302.00146.2014); e a última no Cajuru, ao lado do Farol do Saber Samuel Chameki (302.00147.2014 e 302.00148.2014).

Reforma de escolas e CMEIs
Dois centros municipais de educação infantil (CMEIs) serão reformados com recursos garantidos por emendas de Pier Petruzziello: são R$ 100 mil para obras das unidades Vila Camargo, no Cajuru (302.00131.2014); e Arnaldo Agenor Bertone, localizado no bairro Sítio Cercado (302.00141.2014).

Ainda no orçamento da Secretaria Municipal de Educação (SME), foram direcionados mais R$ 100 mil para a reforma do pátio da Escola Municipal Professora Sophia Gaertner Roslindo, no Boqueirão (302.00135.2014); e para a implantação de calçada e pintura na escola Professora Donatilla Caron dos Anjos, do Guabirotuba (302.00143.2014).

Emendas parlamentares

Desde 2005, os vereadores de Curitiba têm cota individual para emendas ao orçamento da cidade, estabelecida em consenso com o Executivo e garantida mediante remanejamento de recursos geralmente estocados na rubrica “reserva de contingência”. Para 2015, cada um dos 38 parlamentares foi autorizado a indicar até R$ 700 mil em emendas, para reforçar ações institucionais já previstas na Lei Orçamentária Anual.

No total, as emendas parlamentares significarão o remanejamento de até R$ 28,6 milhões do orçamento de Curitiba para 2015 (0,38% dos R$ 7,358 bilhões previstos para o ano que vem). Durante o mês de janeiro, como já foi feito no ano passado, a Assessoria de Comunicação fará matérias específicas sobre o conjunto de emendas apresentadas pelos parlamentares, individual e coletivamente.

Pier apresenta mais um projeto de lei

“A igualdade de direitos para a pessoa com deficiência é a principal bandeira do meu mandato e com isso entenda-se também a garantia do acesso à cultura, ao lazer, à convivência social e à informação, que são direitos fundamentais para o processo de inclusão social e para o exercício da cidadania.”
(Pier Petruzziello)

10494731_885694461442896_364811627412982995_n

O vereador Pier apresentou projeto de lei que estabelece condições mínimas de usabilidade para “eventos temporários” realizados em Curitiba, sejam as atividades organizadas pelo poder público ou por entidades privadas.

Como requisitos de acessibilidade, o texto indica, por exemplo, áreas de embarque e desembarque de veículos de pessoas com deficiência, conectados por rota acessível à entrada principal; intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras); capacitação de no mínimo 10% (dez por cento) das pessoas da organização e recepção do evento, para atendimento adequado das pessoas com deficiência.

#fazerdiferente #curitibavamoscuidar

 

Semana da pessoa cega ou com baixa visão

Nossa cidade tem avançado na implantação de políticas públicas inclusivas para as pessoas com deficiência. Entretanto, é possível perceber que, mesmo com a evolução das leis para a eliminação de barreiras físicas e de comunicação, as pessoas cegas ou com baixa visão ainda encontram muitas dificuldades relacionadas à falta de informação e ao preconceito. Principalmente, as pessoas com baixa visão, que convivem com o desconhecimento por parte das pessoas sem deficiência no que diz respeito às características de suas deficiências visuais.

Os desafios ainda são evidentes e barreiras atitudinais devem ser derrubadas para que as pessoas cegas ou com baixa visão possam exercer sua cidadania, com respeito e igualdade de oportunidades. Ainda é comum, por exemplo, a população desconfiar de uma pessoa com baixa visão que utiliza bengala, considerando que esta está fingindo ser cega pelo fato de seus olhos não demonstrarem a deficiência. Essas atitudes discriminatórias ocorrem nas ruas, nos comércios, dentro dos meios de transporte coletivo, enfim em todos os ambientes sociais. Contudo, é importante ressaltar que 80% das pessoas com deficiência visual não são cegas, possuem diversos tipos de baixa visão e utilizam ou não bengalas.

Portanto, o que o vereador Pier busca, com a criação da “Semana Municipal da Pessoa Cega ou com Baixa Visão” é a reflexão, por meio do debate e da difusão de informações sobre todas essas condições e características e que a sociedade, juntamente com os órgãos públicos possam contribuir com a verdadeira inclusão, que é a busca do respeito por todos que formam a diversidade humana.

“Nossa luta não é para conquistar privilégios. Queremos acesso igual e meios iguais, para direitos iguais.”

InstasizeImage

Nosso vereador esteve ontem na festa da cidadania e acessibilidade, promovida pela Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência.

Durante a celebração do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, Pier reforçou o seu empenho e se comprometeu a seguir desenvolvendo projetos que tenham a inclusão como objetivo.

#curitibavamoscuidar #fazerdiferente

Inclusão no mercado de trabalho

seminario pessoa com deficiencia

“Se o lugar não permitir acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente”.

Foi citando esta frase da Thais Frota que o Pier abriu o Seminário Novas Perspectivas de Inclusão no Mundo do Trabalho, organizado pela Prefeitura de Curitiba.

O vereador destacou a vantagem que a nossa cidade possui por contar com a competência da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo, que conseguiu implementar programas extremamente relevantes para a área, desde que assumiu a pasta.

Discutir e promover a inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho é conquistar maior equidade. “Esta é a verdadeira inclusão”, completou Pier.

Dia mais que especial

“Mais que especial” é o projeto da Prefeitura que nos permite celebrar a conquista de meios iguais para pessoas com deficiência.

maisqueespecial

A Escola Municipal Kó Yamawaki, no Bairro Alto, abriu neste sábado (26) a programação do Dia Mais que Especial, evento da Prefeitura de Curitiba voltado à inclusão e integração das pessoas. Das 9h às 17 horas, crianças e adultos puderam participar gratuitamente de oficinas, mostras de trabalhos, apresentações de karatê, dança, coral e contação de histórias.

Para que os participantes pudessem entender e vivenciar as dificuldades cotidianas das pessoas com deficiência, houve atividades com cadeiras de rodas, bengalas e venda nos olhos. Outras três edições acontecerão ao longo do ano, com programações em escolas de diferentes regiões da cidade.

Emendas Parlamentares 2014

O vereador Pier destinou algumas emendas para a área da Pessoa com Deficiência.

Na indicação de R$ 355 mil ao Pequeno Cotolengo do Paraná, Pier contribuiu com R$ 10 mil (302.00080.2013). Outros R$ 30 mil foram direcionados em indicações conjuntas para a Associação dos Deficientes Físicos (302.00127.2013); o Instituto Gui Darin (302.00256.2013); e para a Adevipar (302.00364.2013).

Dia Internacional da Pessoa com Deficiencia

plenario_tribuna

O Pier pediu a palavra durante a sessão para registrar que hoje, dia 3 de dezembro, é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Em seu pronunciamento, o vereador pediu maior compreensão aos assuntos ligados à deficiência. “Precisamos quebrar barreiras e abrir portas por uma sociedade inclusiva para todos”.

Segundo dados da ONU, 15% da população mundial vive com alguma deficiência. No Brasil este índice cresce para 23%. É a maior minoria do mundo.

Pier ainda destacou o brilhante trabalho desenvolvido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, que programou alguns eventos importantes para data:

– Palestra “Sexualidade da Mulher e Deficiência” a ser proferida pela Professora Doutora Claudia Bonfim.
– Bate papo de jovens (cerca de 70) com o Prefeito Gustavo Fruet.
– Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Uninter

As comemorações serão marcadas, ainda, pela participação do consultor em inclusão da pessoa com deficiência, Romeu Sassaki, na Câmara Tecnica de Acessibilidade, que ocorre amanha (dia 4) na Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência.

Projeto de Lei – Somos todos iguais

acessibilidade

Em nova proposição, o vereador Pier sugere ao executivo a implantação de ônibus adaptado para pessoas com deficiência, na linha Aeroporto Executivo. Vale ressaltar que Curitiba já conta com ônibus adaptado na linha do Ligeirinho e que a presente proposição busca ampliar a ideia para o Ônibus Aeroporto, que liga o Afonso Pena ao centro de Curitiba, passando por diversos hotéis e pontos importantes da nossa Cidade.

Segundo dados da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, 20,3% da população de Curitiba apresenta algum tipo de deficiência. O somatório da Capital com a sua Região Metropolitana atinge uma população de 300.000 (trezentos mil) cidadãos com algum tipo de deficiência, sendo estimado em 1/6 (um sexto) aqueles com dificuldades de locomoção.

#acessibilidade #inclusão #fazerdiferente

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiencia

dsc_0723_00123_24_ago

O vereador esteve prestigiando o evento organizado pela Prefeitura de Curitiba, no Parque Barigui, onde foi anunciado convênio com o Governo Federal, para ações e programas destinados a pessoas com deficiência.

“A pessoa com deficiência não precisa de pena e nem de assistencialismo. É necessário apoio e estrutura”, registrou Pier.

Seminário

pier_vereador

O vereador Pier acompanhou o prefeito Gustavo Fruet e a Secretária da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, na abertura do Seminário Pessoas com Deficiência Intelectual e Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no Salão de Atos do Parque Barigui. “O conceito de acessibilidade precisa ser compreendido e trabalhado para garantir a inclusão com responsabilidade”, disse o vereador. Promovido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o seminário tem o objetivo de discutir questões relativas à deficiência intelectual e a inclusão social desta parcela da população no trabalho, na educação e na comunidade.

Para todos

pier_deficiencia

O vereador Pier acompanhou o prefeito Gustavo Fruet e a Secretária da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, na abertura da exposição “Para Todos – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil”, no Museu Botânico.

Montada em três eixos: invisibilidade (o começo da luta); a luta e a visibilidade, a exposição é lúdica, educativa é inteiramente acessível a todos os públicos, com trabalhos em Braille, apresentação em Libras ou por meio de vídeo descrição, áudio livro e áudio guia.

O Jardim Botânico ainda conta com o Jardim dos Sentidos, no qual os visitantes percorrem uma trilha de 200 metros, com mais de 70 espécies de plantas, de olhos vendados, para estimular os sentidos; a identidade em Braille de parques e bosques e o investimento público em guias rebaixadas.

Acesso

vereador_curitiba

Cerimônia realizada no Terminal do Carmo marcou a integração ao programa das administrações do Boqueirão, Cidade Industrial, Matriz e Portão, com a entrega de quatro novos ônibus. Eles se somam a outros cinco já em operação nas regionais Pinheirinho, Cajuru, Boa Vista, Bairro Novo e Santa Felicidade.

Acesso é um serviço de transporte totalmente adaptado, que busca a pessoa com deficiência na porta de casa e conduz até a porta do serviço ou atendimento que ele precisa. Terminado o atendimento, a pessoa é levada até a porta de casa novamente.

O cadastro dos usuários está sendo feito, no horário comercial, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

Parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência

img_2642

Assim como nosso vereador, a Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo também foi vítima de um acidente de trânsito – há 20 anos. Juntos trabalham para desenvolver projetos que garantam o respeito e a inclusão da pessoa com deficiência.

Indicação ao Executivo => Inclusão de amputados no Programa de Fisioterapia

537454_582125138466498_44606984_n

Durante a campanha para vereador, o vereador Pier falou sofre o grave acidente de carro que sofreu, o qual resultou na amputação de parte do seu braço esquerdo. Por saber das dificuldades do processo de reabilitação, se comprometeu a trabalhar pela melhoria da qualidade de vida dos que, assim como ele, passaram por esse trauma.

Nesta semana, o vereador propôs uma indicação ao Executivo, solicitando a inclusão dos amputados no já existente Programa de Fisioterapia na Atenção Básica de Curitiba, que atualmente destina-se a atender crianças, adolescentes, as mães do programa Mãe Curitibana, diabéticos e idosos.

Isso porque entende que a Fisioterapia desempenha papel primordial na reabilitação do indivíduo amputado. A atuação precoce é muito importante e visa prevenir a instalação de deformidades, atrofias musculares, ganho de mobilidade, independência para realizar tarefas de autocuidado e locomoção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s