Aprovado Projeto de Lei que prevê corrida inclusiva em Curitiba

Foi aprovado nesta segunda-feira (15), por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do vereador Pier Petruzziello (PTB) que institui no calendário oficial de Curitiba a Corrida Inclusiva, que ocorrerá sempre no primeiro domingo subsequente ao dia 21 de Setembro, data em que é celebrado o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. 

De acordo com o vereador Pier, a ideia da corrida inclusiva surgiu no ano passado quando foi feita uma sugestão ao executivo para promover a Run Viver, no Parque Barigui. Participaram do evento pessoas com deficiência e sem deficiência. “Foi uma demonstração humanitária, onde as pessoas com deficiência puderam mostrar as suas qualidades e que que são capazes de fazer parte de um momento de inclusão tão importante que é o esporte e o lazer. A minha luta permanente é pela inclusão e não apenas no discurso, mas na prática. Os nossos projetos de lei de inclusão em Curitiba já são destaques internacionais”, afirmou o vereador.  

Durante a sessão, o vereador destacou a importância de elaborar projetos direcionados às pessoas com deficiência mesmo durante a pandemia do coronavírus. “Como é bom lutar e conseguir fazer uma política propositiva. Não aquela política de crítica, aquela política do ódio, da destruição, de sempre mostrar o errado. Nós fizemos o caminho contrário. Nós fazemos a política de mostrar o que é certo, o que está indo para frente, para o bem. Então, essa corrida inclusiva vai somar muito no calendário oficial da nossa cidade. Agradeço toda a equipe da secretaria de Esportes, Lazer e Juventude que me apoiaram e que aceitaram a minha proposição de realizar no ano passado a primeira corrida inclusiva no Brasil. Lembrando que a pessoa com deficiência precisa de protagonismo e não de piedade. Ela precisa de espaço permanente na cultura, no esporte, no lazer, apoio na educação e no mercado de trabalho”, completou. 

Para o Secretário municipal de Esporte Lazer e juventude, Emilio Antonio Trautwein a oficialização da corrida inclusiva no calendário da cidade vai incentivar as pessoas com deficiência a praticar esportes. “A sociedade vai entender  que não existem limites e diferenças quando atuamos com respeito e compreendemos que todos somos iguais e com capacidades diferentes que se somam e formam a evolução do aprender e viver melhor. A nossa missão é ampliar sempre o número de acesso e incentivar a participação conjunta da família e amigos. Precisamos sim preparar os nossos recursos humanos na área do esporte e lazer para cada vez mais equilibrarmos as oportunidades em igualdade de ação, opções e espaços”, disse. 

Corrida Inclusiva promovida no ano passado, no Parque Barigui

Categorias:Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s