Prorrogada Campanha Nacional de Vacinação. Doentes crônicos, gestantes e crianças não atingiram a meta

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 30 de junho. Dividida em três fases, a campanha estava prevista para terminar na próxima sexta-feira. Porém, a baixa cobertura em todo o país motivou o Ministério da Saúde a estender a imunização dos grupos prioritários. Fazem parte do grupo, profissionais de saúde, idosos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas (mães que tiveram filhos até 45 dias), doentes crônicos, imunossuprimidos, transplantados e pessoas com deficiência. Além destes grupos, a vacina contra a gripe também é oferecida a adultos entre 55 e 59 anos, professores, motoristas, cobradores, caminhoneiros e profissionais das forças de segurança. 

Em Curitiba, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foi atingida a meta para idosos e profissionais da saúde. Já no caso de outros grupos, como doentes crônicos, gestantes e crianças, o número ainda está abaixo dos índices recomendados pelo Ministério da Saúde. Por isso, a Prefeitura faz um apelo e reforça a vacinação, principalmente durante a pandemia de coronavírus. “A imunização garante que a pessoa não tenha gripes fortes, com risco de agravamento da condição de saúde. Nesse momento especialmente, com a pandemia do novo coronavírus, isso é fundamental porque é preciso minimizar os impactos da doença no sistema de saúde. Tanto que o Ministério da Saúde adiantou em quase um mês o início da campanha contra gripe, afirma o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides de Oliveira.”

Além da gripe, outras doenças são comuns nos períodos mais frios como a rinite, os resfriados, a faringite, as pneumonias e as bronquites. O clima frio e seco proporciona a dispersão de poluentes, poeiras e com isso há uma maior agressão às vias aéreas superiores, desencadeando processos inflamatórios das mucosas aéreas. Oliveira explica que nas unidades de saúde e nas UPAs, a procura por atendimentos para doenças respiratórias caiu. No período de 19 de março a 25 de abril deste ano foram registrados 8.616 atendimentos presenciais nos serviços de saúde do município. Uma queda de 83% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com menor incidência, é importante manter a rotina de cuidados. “A queda dos números é reflexo do distanciamento social e aumento dos cuidados adotados pela população para conter o avanço do coronavírus, afirma”. 

Para se proteger, o diretor do Centro de Epidemiologia recomenda cuidados parecidos com os que já foram divulgados para combater o coronavírus:. “É importante lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, usar as máscaras faciais quando for sair de casa, evitar aglomeração e arejar os ambientes. Além disso, é importante manter uma rotina de exercício físico, boa alimentação, que inclui frutas, legumes, verduras e proteínas e manter momentos de diversão e convivência familiar, que são ferramentas para a manutenção da saúde integral, conclui.

Onde vacinar

Todos os públicos prioritários para imunização contra influenza – gestantes, puérperas, crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), profissionais de saúde, idosos, doentes crônicos, pessoas com deficiência, adultos entre 55 e 59 anos, professores, motoristas, cobradores, caminhoneiros e profissionais das forças de segurança – devem procurar umas das dez unidades exclusivas para vacinação.

•    Confira aqui a lista das dez unidades abertas exclusivamente para vacinação, de segunda à sexta-feira. 

Para as crianças, gestantes e puérperas há ainda a opção de se imunizar em uma das 78 unidades básicas de saúde que retomam a sala de vacinação na próxima segunda.

•    Confira aqui a lista completa das 78 unidades em funcionamento, de segunda à sexta-feira.

Com informações da Prefeitura de Curitiba 

Categorias:Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s