Como manter a rotina da pessoa com autismo durante a quarentena

A pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) normalmente adere excessivamente às rotinas e padrões de comportamento ritualizados. E como manter esse padrão já existente quando o mundo inteiro está recolhido em casa? E se não der para manter, como alterar sem causar prejuízos à saúde da pessoa com autismo?

O psicólogo e coordenador do Ambulatório Encantar, da Prefeitura de Curitiba, especializado no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias, Eduardo Cassanho Oliveira, vai explicar o que pode ser feito para amenizar os impactos da quarentena na rotina da pessoa com autismo.

O que significa a rotina na vida de uma pessoa com autismo e por que é importante mantê-la?
A rotina é importante para todas as pessoas. É por meio dela que organizamos os nossos afazeres como o trabalho, a família, o lazer e até as coisas mais simples e, ao mesmo tempo elementares da nossa vida, como comer e dormir. Essa forma de organizar a vida por meio de rotina, desde que nascemos, nos ajuda a organizarmos mental e corporalmente. E é por isso que o estabelecimento da rotina para uma pessoa com autismo é extremamente necessário, pois a condição do quadro do autismo dificulta a organização psíquica que implica em uma dificuldade de organização da vida prática. Neste sentido é fundamental o exercício da rotina para ela fazer exercício de organização psíquica que repercute na vida prática como conhecer e aprender situações que irão acontecer, como uma certa previsibilidade, com o objetivo de situar o individuo numa organização de tempo e espaço. Assim, a pessoa consegue suportar situações novas, que ainda não fazem parte do seu cotidiano.

Como manter a rotina de crianças com autismo durante a quarentena, quando o mundo se recolhe para dentro de casa?
Antes de estabelecer a nova rotina durante a quarentena é importante que a criança saiba o porquê dessa mudança. É necessário explicar a mudança seja verbalmente ou utilizando recursos visuais. É preciso explicar de um jeito simples que isso está acontecendo para que as pessoas não fiquem doentes. E que além de ficar em casa uma das melhores maneiras é sempre lavar as mãos e quando sair não tocar no rosto, boca e olhos. Enfim, todos os cuidados que a Organização Mundial da Saúde vem nos alertando.

Como manter a rotina de terapias e aulas voltadas para o desempenho dessas pessoas?
Neste momento a rotina vai ser realizada dentro do contexto de casa. Então, é preciso que os pais ou cuidadores organize uma rotina. É preciso sempre fazer a higiene pessoal ao acordar, tomar café, fazer alguma atividade da escola, uma atividade de aprendizagem, o almoço, uma brincadeira, ter sempre horário para dormir, horário para ver TV. Aconselho também fazer alteração nesta rotina quando for final de semana.  Importante ressaltar que nos casos de pessoas com autismo, nos momentos de atividades de aprendizagem ou quando se tá fazendo alguma tarefa da escola, também é possível que a criança se vista com uniforme ou prepare o material escolar, para estabelecer aquele horário é como se fosse da escola.

A interrupção abrupta das atividades pode causar prejuízos?
A interrupção de qualquer rotina de forma bruta é sempre sentida com uma ansiedade. Nesse sentido é importante que a família ajude a criança, o adolescente e o adulto a perceber em que estado de humor estão. Pode-se utilizar de figuras imagens ou palavras. Zangado, ansioso, triste e etc.

Como agir para diminuir a ansiedade das pessoas com autismo em tempos de Covid-19?
Cada família às vezes já sabe como acalmar a pessoa com autismo, levando em consideração a peculiaridade de cada caso.  Porém, há técnicas que podem ser utilizadas como massagem, relaxamento, diminuir estímulos visuais e auditivos, fazer uma contagem regressiva para se acalmar, respirar e tomar um copo d’água.

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