Curitiba 327 anos: A consolidação de uma cidade inteligente, conectada e que cuida das pessoas

Superar as limitações e tornar a vida humana mais confortável e acessível é uma das engrenagens da tecnologia e inovação. E nós, curitibanos, temos feito bem o nosso papel. Vivemos na cidade que é hoje reconhecida internacionalmente como uma das cidades mais inovadoras, cheias de ideias e muitas atitudes. Mesmo passando por um momento difícil como o de agora, Curitiba não parou de inovar. 

Videoconsulta
Curitiba é a primeira cidade do Brasil a usar a videoconsulta para atendimento médico de pacientes suspeitos da covid-19. O serviço é feito a distância. As pessoas suspeitas da doença nã precisam sair de casa para se consultar com o médico do SUS, contribuindo para o controle da pandemia. A tecnologia foi doada ao município pela empresa de agendamento de consultas on-line Doctoralia, com sede brasileira em Curitiba.
O atendimento médico por videoconferência é feito por agendamento todos os dias, das 8h às 23h, com capacidade de atender cerca de 700 pessoas diariamente.

FabLab
A iniciativa do Vale do Pinhão de produzir em impressoras 3D, no FabLab Cajuru, máscaras escudo para profissionais de saúde, defesa social e resgate social teve repercussão internacional. O início da produção, na quinta-feira (26/3), é destaque na plataforma digital Cities for Global Health, referência em informações sobre iniciativas inovadoras de profissionais, gestores públicos e organismos multilaterais na área de saúde.
A fabricação de máscaras escudo no FabLab da Rua da Cidadania do Cajuru mobilizou diversos setores como a Prefeitura, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e empresas do ecossistema de inovação da capital. O equipamento de proteção já está sendo usado pelos profissionais contra o novo coronavírus.

TelePaz
Começou a funcionar nesta semana o serviço de escuta e acolhimento TelePaz, criado pela Prefeitura para o enfrentamento do novo coronavírus. Oferecido pelos telefones 3350-8500 (para toda a população) e 3350-8200 (para servidores da Prefeitura), o serviço é destinado às pessoas que sintam necessidade de conversar com um psicólogo por medo e ansiedade devido à pandemia da covid-19. O TelePaz é uma parceria entre as secretarias municipais de Administração e de Gestão de Pessoal e da Saúde. O atendimento é feito por 12 psicólogos clínicos experientes, que normalmente atendem nos ambulatórios da Secretaria da Saúde e que agora estão com as atividades suspensas devido à pandemia.

Somos experientes em inovação 
Quando o assunto é inovação, Curitiba mostra toda a experiência que tem no assunto. No ano passado, criamos na Câmara Municipal o Fundo de Inovação do Vale do Pinhão (Inova VP) para impulsionar o ecossistema de startups curitibanas. Também em 2019, fomos finalistas do prêmio internacional Smart Cities, um dos mais relevantes do mundo. Também fizemos parcerias importantes com empresas privadas. Afinal, ninguém consegue crescer sozinho, precisamos construir parcerias fortes e duradouras com universidades e empresas privadas. Tanto que hoje somos uma das 25 cidades do planeta escolhidas pela Renault para implantar um programa piloto de fabricação de carros elétricos compartilhados na cidade. Os bons exemplos não param por aí. Os estudos para implantar a usina solar da Caximba, que será a maior intervenção socioambiental da história da cidade, já estão avançados. Nossas empresas inovadoras estão preocupadas também com a saúde dos curitibanos. Enquanto não há vacina para combater a dengue que cresce em diversas cidades do país, uma startup curitibana criou uma armadilha inteligente para conter o mosquito transmissor da doença. Além destes exemplos já citados, temos uma gama imensa de outros que estão em andamento nos subprogramas do Vale do Pinhão como o Paiol Digital, Farol do Saber e Inovação, Worktiba, Liceu de Ofício e o Bom Negócio.

Todas estas ações reforçam a nossa consolidação como uma cidade que inova, é inteligente, conectada e, principalmente,  cuida do ser humano. Estamos preocupados em melhorar a vida de cada cidadão por meio da tecnologia e inovação. Estamos retomando o nosso protagonismo de cidade inteligente que estava perdido no passado.

Foto: Ricardo Marajó/FAS

Categorias:Posts

Tagged as: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s