Curitiba realiza primeira corrida inclusiva

Aconteceu na manhã do último sábado (7/12), a Run Viver, evento que reuniu diversas pessoas no parque Barigui para que vivessem a experiência de uma corrida inclusiva.

A ideia da corrida surgiu de uma sugestão ao executivo encaminhada pelo vereador Pier e executada pela equipe da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A corrida deveria ter acontecido em setembro, na comemoração do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, mas devido a questões climáticas foi transferida para o dia 7 do mês de dezembro, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

“Não tem como descrever a emoção dessa corrida. Já fiz várias, mas nunca uma inclusiva.
A energia do parque Barigui era outra, todo mundo muito feliz e sem se preocupar quem iria vencer, até porque, ali todos já eram grandes vencedores”, comentou Pier que participou da prova acompanhado de um competidor com síndrome de Down.

A prova foi composta por percursos de 2 km e 5 km, com duplas formadas por competidores que puderam compartilhar a experiência com pessoas que possuem algum tipo deficiência. Os competidores foram organizados em 3 categorias, sendo essas: 2PcDs, formadas por duas pessoas com deficiência, 1PcD, dupla com ao menos uma pessoa com deficiência e 2CONV, formada por dois corredores que alternavam o uso de uma venda, simulando assim a deficiência visual.

“A ideia é que essa corrida entre para o calendário oficial do município. Temos que incentivar essa cultura de inclusão, todos participando junto! Esse evento foi um ótimo exemplo de como isso é possível”, concluiu Pier.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s