Aprovado Projeto de Lei que prioriza Capacitação em Libras em concursos públicos.

Aprovado hoje, em primeira instância, o projeto de lei do Vereador Pier que prevê a Capacitação em Libras como critério de desempate nos concursos públicos ou processos seletivos simplificados de Curitiba

O projeto, que tramitava pela Câmara Municipal desde o início do ano, recebeu voto a favor de todos os vereadores presentes na sessão.

 “Não podemos tratar a inclusão como modismo. Hoje se fala muito nisso, como se fosse uma moda que pegou. Nosso trabalho tem que ser em caráter definitivo”, defendeu Pier, enquanto discutia o projeto na tribuna.

Atualmente, uma das grandes demandas da comunidade surda é a acessibilidade comunicacional, pois apesar da popularização da comunicação em libras, não são todos os órgãos municipais de atendimento ao público que oferecem profissionais capacitados em libras.

Curitiba, através da Departamento dos Direitos da Pessoas com Deficiência, oferece gratuitamente os serviços da Central de Libras, onde, através de agendamento prévio, intérpretes podem acompanhar pessoas surdas em consultas, audiências e outros atendimentos que exijam uma comunicação detalhada. A lei propostas pelo Vereador será complementar a esse serviço, que atualmente conta com apenas 3 intérpretes para atender as demandas de todas as pessoas surdas de Curitiba.

Pier destacou ainda que “a ideia é incentivar a capacitação do servidor municipal e proporcionar uma inclusão real para as pessoas com deficiência auditiva.”

O projeto agora segue para votação em segundo turno, que deve ocorrer amanhã. Na sequência será encaminhado para o Poder Executivo, onde será sancionado pelo Prefeito Rafael Greca.

20190805_101500

Anúncios

Categorias:Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s