PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES DE COMUNIDADE

Os líderes de comunidade são figuras importantes em seus meios, pois exercem papel fundamental de articulação a favor de seus bairros.

A prefeitura de Curitiba, ao definir sua atuação através das regionais, visa estreitar laços com as comunidades, buscando ouvir e atender as necessidades particulares de cada região e, nesse sentido, os líderes se fazem ainda mais importantes, pois é comum que eles assumam a frente das demandas, cobrem, fiscalizem e por fim, contribuam com a realização do que a comunidade precisa.

“Os líderes são as pontes entre o poder público e os bairros. É impossível falar diretamente com todo mundo, por isso o papel fundamental dos líderes”, comenta Pier, vereador em Curitiba, “por isso a importância de mantermos essas pessoas [líderes] sempre informados e em constante capacitação. Eles atuam como disseminadores”.

A capacitação citada pelo vereador, diz respeito a sugestão ao executivo protocolada por ele essa semana, onde é proposta a realização, por parte do município, de um curso direcionado principalmente para os líderes de comunidade, buscando atualizar e contribuir com o conhecimento deles sobre a cultura democrática da cidade e do país.

“Essa proposta foi pensada em cima de resultados de pesquisas que mostram Curitiba como uma cidade com baixo índice de participação política e cultura democrática. A gente precisa reverter isso, porque quanto mais consciência democrática houver, melhor para cidade”.

A sugestão ao executivo propõe a apresentação de dados sobre Curitiba, indicando as diferenças entre cada uma das regionais, fundamentos democráticos para buscar esclarecer os pontos que são indicados pela pesquisa como mais fracos, estrutura e serviços da prefeitura municipal e noção básicas sobre compliance.

A pesquisa.

Os dados que o vereador cita como embasamento para construção do projeto são revelados pela pesquisa realizada pelo Instituto atuação, em 2017.

Pautada em 5 pilares: direitos e liberdades civis, funcionamento do governo local, processo eleitoral e pluralismo, participação política e cultura democrática, nossa cidade atingiu uma média geral de 49,5%, sendo que os pontos que se demonstraram mais enfraquecidos foram os de participação política e cultura democrática, com pontuação de  22, 3% e 38,9%, respectivamente.

whatsapp-image-2019-07-10-at-11.53.13.jpeg

Anúncios

Categorias:Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s