Curitiba recebe visita de Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Nessa quinta-feira, 23/05, Curitiba recebeu a visita da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar. O convite para conhecer a capital paranaense foi feito pelo Vereador Pier Petruzziello em março, quando esteve em Brasília.
Com o objetivo único de conhecer os serviços e equipamentos destinados ao atendimento da pessoa com deficiência que existem na cidade, a Secretária iniciou sua agenda com uma visita a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Fiz questão de trazê-la primeiramente aqui, pois quero que a Secretária conheça todo o trabalho maravilhoso que essa equipe desenvolve aqui. A Denise Moraes tem desempenhado um papel fundamental nessa área, há mais de 30 anos, e aqui, ela potencializa ainda mais seu trabalho devido a ajuda que tem dessa equipe dedicada “, comentou Pier Petruzziello ao chegar na sede da Assessoria, acompanhando Priscilla Gaspar.
Além de uma longa conversa para apresentação dos serviços prestado pela assessoria, a Secretária teve a oportunidade de andar com o Ônibus Acesso, veículo completamente adaptado usado para transportar pessoas com deficiência de suas casas para as terapias que precisam fazer.
A programação preparada para receber a Secretária contou ainda, no período da tarde, com uma reunião, no qual estiveram presentes diversas entidades, representantes das mais diversas deficiências , que tiveram como objetivo a apresentação de demandas e a entrega de um compilado com todas as demandas, com destaque para pontos que são importante para preservação dos direitos e a garantia da inclusão da Pessoas com Deficiência.
Porém, quando questionada em relação ao ponto alto da visita, a Secretária responde com convicção: “O lançamento da campanha de acessibilidade atitudinal, promovida pela Prefeitura Municipal”. Ela refere-se a apresentação do primeiro vídeo de uma campanha promovida pela prefeitura que propõem uma capacitação básica aos Curitibanos, para que a cidade se torne mais acessível e acolhedora nesse sentido.
Curitiba: Uma cidade ainda mais inclusiva.
“Das diversas formas de acessibilidade, com certeza a Atitudinal é a mais importante. É a partir das nossas atitudes que todo o resto se transforma. A ideia dessa campanha foi algo que levou muito tempo pra ser amadurecido no meu gabinete. Contou com o apoio de pessoas de dentro e de fora dele e assim que a ideia foi fechada, encaminhamos uma sugestão ao Executivo, para que a campanha fosse executada. Hoje ela está aqui, ganhando forma”, destacou Pier Petruzziello.
A “sugestão ao Executivo” trata-se de um documento que pode ser elaborado pelos Vereadores, quando não cabe ao Poder Legislativo a ação sobre a ideia proposta. Dessa forma, eles encaminham para a Prefeitura, onde será avaliado pela gestão, se cabe ou não a sua execução.
A campanha lançada e que foi acatada com determinação pela Secretaria de Comunicação, Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pelo Instituto Municipal de Turismo, trata-se de uma série de vídeos, onde em cada um deles, são apresentadas as atitudes corretas que devemos manifestar de acordo com cada uma das deficiências. Um dos grandes fatores que tornam os vídeos interessantes é a participação de atores que apresentam as deficiências citas, promovendo protagonismo total e destacando o lugar de fala dessas pessoas.
Além de Priscilla Gaspar, também estiveram presentes nas agendas de ontem, o seu assessor e intérprete de Libras Sérgio, representando a deputada federal Luísa Canziani, sua assessora Moana Veloso, grande parceira do Município de Curitiba e responsável – junto ao Vereador Pier -, pela visita da Secretaria do deputado estadual de Minas Gerais, José Guilherme.

Anúncios

Categorias:Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s