FECHAMENTO DA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

“Um sucesso”. Foi assim que o Vereador Pier Petruzziello resumiu a 3ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Reconhecida como a primeira lei a tratar do tema no estado do Paraná, a lei 14.809/2016, de autoria de Pier, tem contribuído com a visibilidade do tema em Curitiba e esse ano demonstrou ainda mais força.

“Esse ano nós iniciamos a organização mais cedo, lá em fevereiro, quando enviamos ofícios convidando todas as secretarias do Estado a somar forças com a gente na realização de eventos. Depois, por parte do meu gabinete, houve um convite direto via telefone, para as instituições que conhecemos e que trabalham com o tema. Todas as convidas participaram da reunião promovida pelas Assessoria Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência e dessa forma a programação nasceu, de uma forma organizada e colaborativa.” Explicou Pier.

Das ações que surpreendem pela originalidade, Pier destacou o Baile Azul, realizado pelas Escola Julia Wanderley e a Copa Conviver, realizada pelas Secretaria Municipal de Esportes.

“Eu destaco essas ações, por elas serem pensadas diretamente para as pessoas com autismo e por contribuírem com a inclusão nos mais diversos ambientes. Fico feliz que saímos da fase onde só discutíamos isso, mas já passamos para fase onde ações saem do papel”.

Ainda sobre a programação, hoje aconteceu no Salão do Parque Barigui o V Simpósio Regional sobre Autismo. O evento organizado pela Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contou com seis palestrantes e a plateia completamente cheia. Diagnóstico, terapias e mercado de trabalhos, foram alguns dos temas abordados pelos palestrantes.

Durante sua participação na abertura do evento, Pier aproveitou para comunicar a autoria de mais um projeto de lei: “Essa semana protocolizei mais um projeto de lei que tem como maior objetivo contribuir com a inclusão das pessoas com autismo. A partir dele, pelo menos aqui em Curitiba, estará garantido o direito dos autistas utilizarem os espaços reservados à pessoa com deficiência nos eventos culturais, como shows, teatros, cinemas, etc.”

Ao todo cerca de quinze eventos já foram realizados durante essa semana, porém a programação ainda não acabou. Nesse domingo, 06/04, irá acontecer a contação de histórias adaptada, na Casa da Bruxa e a Caminha pelo Autismo, no Parque Barigui:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Local: Bosque do Alemão – Vista Alegre;

Horário: 11h;

Público: Pessoas com autismo e familiares.

CAMINHADA PELO AUTISMO

Local: Parque Barigui;

Horário: 14h30;

Público: Pessoas com autismo, familiares e militantes pela causa.

94daf911-9b6f-42e6-883c-665d3a5c539f

 

Anúncios

Categorias:Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s