Projeto sobre conscientização da esquizofrenia aprovado.

44290478395_afc8751a2a_oA esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre os 15 e os 35 anos de idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos, isso considerando-se todas as doenças.

Tendo essa informação como base, o Vereador Pier Petruzziello propôs o projeto de lei para criação da Semana Municipal de Conscientização da Esquizofrenia, que foi votado hoje na câmara Municipal.

“Essa pauta me foi apresentada através da Sara, mãe de um rapaz com esquizofrenia. Ela soube do trabalho que realizo na área da Pessoas Com Deficiência e, apesar da esquizofrenia não ser uma deficiência, me procurou por entender que o tema também passa por questões como quebra de preconceitos e inclusão”, explanou Píer.

Apesar do impacto social, a esquizofrenia ainda é uma doença pouco conhecida pela sociedade, sempre cercada de muitos tabus e preconceitos. Ainda existem crenças como “as pessoas com esquizofrenia são violentas e imprevisíveis”, “elas são culpadas pela doença”, “elas têm dupla personalidade”, “elas precisam permanecer internadas”, e isso tudo é gerado pelo desconhecimento e preconceito.

A doença resulta em dificuldades sociais, como as relacionadas ao trabalho e interações pessoais e dificulta as atividades entendidas como produtivas . O tratamento envolve medicamentos, psicoterapia, terapias ocupacionais e conscientização da família, que absorve a maior parte das tensões geradas pela doença.

A esquizofrenia não tem cura, mas com o tratamento adequado a pessoa pode se recuperar e voltar a viver uma vida normal.

“Como vereadores devemos sempre pregar a conscientização em nosso projetos. Hoje durante a votação, recebi o apoio de todos os vereadores que estavam presentes. Fico feliz por poder contribuir com essa causa”, concluiu Pier.

O projeto ainda segue para votação em segunda estância, que está prevista para amanhã, 10/20/2018.

Categorias:Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s