SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Encerrou hoje o Seminário Internacional Sobre o Transtorno do Espectro Autista, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná. Durante dois dias, profissionais, pais e legisladores estiveram reunidos para discutir a atual situação dos autistas no Paraná e as soluções que deverão ser trabalhadas.

O seminário contou com a presença de Berenice Piana, autora da lei federal que enquadrou o autismo como deficiência, da jornalista Internacional Fátima de Kwant e da ativista Kenya Diehl. Além delas outros nomes locais que, trabalham arduamente com o assunto, contribuírem para as discussões.

Ao longo desses dois dias foram apresentados leis e projetos que já estão sendo aplicados em outros países, como o Canadá, e que devem ser usados como exemplo no Brasil. Na manhã dessa terça-feira, 17/04,  a discussão também foi estendida ao público presente, composto em sua maioria por mães e pais de autistas.

Após o termino do seminário, uma comitiva composta pelos palestrantes, profissionais e legisladores seguiu para o Palácio do Iguaçu, onde encontraram a governadora Cida Borghetti. A pauta da conversa, conduzida pelo vereado Pier Petruzziello e pela deputada Estadual Maria Victória , ficou entorno da importância do Município e Estado se unirem para transformar o Paraná em uma referência no tratamento do Transtorno no Espectro Autista (TEA).

A comitiva encontrou-se também com o Prefeito Rafael Greca, com o objetivo de apresentar uma sugestão de solução para a capacitação dos tutores, que acompanham as crianças com deficiências, da rede pública de educação. O prefeito encerrou a  reunião assegurando seu comprometimento  em organizar uma reunião técnica para análise da viabilidade da proposta.

Participaram da comitiva os Vereadores Pier Petruzziello (CWB), Silvio Santos (SJP), os Deputado Márcio Pacheco, Péricles de Melo e Maria Victoria. Também estavam presentes a Coordenadora da Assessoria dos Direitos das Pessoa com Deficiência de Curitiba, Denise Morais, a responsável pela Linha de Cuidados com Autismos da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Valiati, a fundadora do Instituto Ico Projet, Elyse Matos e a especialista em analise aplicada do Comportamento, Amanda Bueno.

Segundo o vereador Pier Petruzzielo, o destaque desse encontro deve ficar “no trabalho conjunto de políticos de esferas e bancadas diversas, que deixaram de lado suas diferenças ideológicas para trabalhar em uma causa maior, que é o cuidado com as pessoas.”

Como conclusão dos dois dias intensos de trabalho, ficou formada uma comissão que ira tratar de levar em frente as demandas e objetivos estabelecidos nos encontros.

Categorias:Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s