Lançamento do Programa Internacional de Treinamento e Capacitação de Pais e Cuidadores de Crianças com Autismo.

Hoje pela manhã aconteceu, no Salão de Atos do Parque Barigui, o lançamento oficial do Programa Internacional de Treinamento e Capacitação de Pais e/ou Cuidadores de Crianças com Autismo. O programa conta com uma metodologia desenvolvida pela ORGANIZAÇAO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) e com a fundação americana AUTISM SPEAKS e será aplicada em Curitiba graças à parceria com o INSTITUTO ICO PROJECT.

A solenidade contou com aproximadamente 300 convidados, que foram apresentados ao programa através das falas dos participantes da mesa, entre eles o Vice-Presidente de Saúde e Inclusão Da Autism Speaks, Drº Andy Shih, o Prefeito Rafael Greca e o vereador Pier Petruzziello.

O programa apresenta uma metodologia voltada para a capacitação de pais e cuidadores de crianças com dificuldade de desenvolvimento, mas principalmente, com autismo. Dessa forma esses cuidadores tornam-se capazes de aplicar o tratamento multidisciplinar necessário para as crianças com TEA, podendo-se ampliar os cuidados que são oferecidos pela rede pública de saúde.

A metodologia do programa atende crianças entre 2 e 9 anos, fase da infância onde a estimulação gera maiores resultados. A capacitação será direcionada para pessoas que exercem o papel de cuidadores dentro das famílias, podendo eles serem pais, avós, ou irmãos mais velhos, por exemplo, o importante é que sejam pessoas que exerçam presença constante no dia a dia dessas crianças.

Além do lançamento que ocorreu na parte da manhã, responsáveis do município e das outras organizações envolvidas permanecem reunidos ao longo da tarde e durante toda sexta-feira para finalizar o cronograma de aplicação que prevê a tradução e adaptações culturais dos materiais, coleta de dados socioculturais e os workshops de capacitação. A Especialista em Saúde Mental na Infância e Adolescência, professora da Universidade Mackenzie e pesquisadora da Unifesp (SP), Cristiane Silvestre de Paula, será uma das mediadoras do encontro.

Com esse programa, Curitiba se torna o primeiro município do Brasil a travar parceria com a OMS e a Autism Speaks, colocando o Brasil entre os poucos países que conseguiram implementar o projeto. Isso tudo foi possível através da intermediação do Vereado Pier Petruzziello:

 “No início do ano passado a Elyse Matos, fundadora do Instituto Ico Project, me procurou no gabinete. Ela precisava de apoio para resolver alguns detalhes para abertura da sede do instituto e durante a conversa, apresentou o projeto que tinha conhecido nos EUA. No instante que ela apresentou a ideia, eu entendi que se tratava de algo muito importante, não só para as famílias que serão contempladas com a capacitação, mas também para o nosso Município. E assim demos início a caminhada que nos trouxe ao dia de hoje. Mais uma vez Curitiba é pioneira e devemos isso ao Prefeito Rafael Greca, que recebeu a proposta de braços abertos. Em menos de um ano conseguimos organizar toda a parte burocrática e hoje lançamos o projeto, dando um grande passo em direção a melhoria na qualidade de vida dessas crianças e suas famílias.” Comenta o Vereador.

O objetivo do Município é que em 5 anos, o projeto consiga impactar todas as famílias com crianças autistas dentro da faixa etária estipulada.

Categorias:Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s